“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” Tiago 1:2-4

Há cristãos que acham que o fato de terem entregue suas vidas à Jesus os tornam imunes às provações, mas é aí que se enganam, pois o próprio Jesus nos alertou quanto à isso: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33).

As provações fazem parte da vida do cristão, isso não significa que passaremos a vida toda sofrendo, ou que Deus se alegre com isso, mas existirão momentos que o Senhor permitirá situações adversas para provar a nossa fé e gerar em nós perseverança e maturidade. Mas preste atenção, não estou falando de provações que são consequentes de pecados ou de uma vida sem a direção de Deus, mas de provações que visam nosso crescimento espiritual.

Note que o texto não fala de simplesmente passar pela provação, mas de considerá-la motivo de grande alegria. Isso pode soar um pouco louco e até meio masoquista, mas não é. O motivo da alegria não está no sofrimento ou na provação em si, mas naquilo que irão produzir em nós:

“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.” Tiago 1:12

“…pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” 2 Coríntios 4:17

Não sei as provações que tem vivido, se é fruto de pecado, peça perdão, se arrependa e se conserte com Deus. Mas se não é, não fique questionando a Deus o “porquê”, nem perguntando “o que fez pra merecer passar por isso”. Entenda, Deus está querendo te moldar, te aperfeiçoar e proporcionar à você perseverança, maturidade, integridade e estabilidade espiritual. Ele só confia grandes obras à homens e mulheres preparados para receber. Creia que Ele está ao seu lado no meio das aflições, no meio do mar agitado e não te deixará ser vencido, pois Ele já venceu o mundo.

Oração: “Senhor, não quero mais ficar buscando entender o porquê das minhas aflições, quero apenas responder da maneira correta. Me ajude a me alegrar na tribulação e jamais duvidar que o Senhor está comigo, e que tudo que tenho vivido é porque o Senhor me ama e quer me moldar e me aperfeiçoar, gerando perseverança e maturidade em mim. Não me deixe desistir no meio do caminho, mas que eu possa permanecer de pé até o fim da provação. Amém.”

Deus abençoe, Pra. Nívia Augusto.